8 de agosto de 2014

SÓNIA COELHO É REFORÇO DO SANTA LUZIA E VOLTA À RIBALTA



MAIS UMA INTERNACIONAL DE REFERÊNCIA CHEGOU AO SANTA LUZIA

Sónia Coelho, uma das mais experientes e internacionais Portuguesa de Futsal, fará parte do plantel às ordens de Sérgio Carvalho que irá disputar o campeonato nacional da próxima época.

Uma fixo que tem na sua leitura de jogo e na voz de comando, duas das suas principais características, vem acrescentar à equipa a necessária dose de maturidade que complementa a irreverência e a juventude que já existia do nosso grupo.

Bem-vinda Sónia e esperamos sinceramente que a tua adaptação ao clube seja a melhor possível. Nós tudo faremos para o conseguir.

Disseste nas tuas primeiras palavras em público, já com a camisola do Santa Luzia, que vinhas com muita vontade de vencer e que tinhas aceite o convite pela solidez do projecto e pelo conhecimento próximo que tinhas da equipa técnica.

Transcrevemos o que o mister Sérgio Carvalho nos disse sobre ti:

“A Sónia Coelho é uma das mais experientes jogadoras de futsal que alguma vez conheci e com quem, já, tive o prazer de trabalhar. Tem uma personalidade competitiva e humana muito fortes. Para além disso, reúne a simpatia de todas as suas colegas do plantel. Muito importante este factor para a rápida adaptação.
O ano passado estivemos a um passo de selar este compromisso, mas a sua vida profissional não o permitiu. Felizmente que agora desbloqueamos esta situação e vamos poder contar com a Sónia”.

Sónia, o Santa não podia estar mais satisfeito com a tua contratação, e como acabaste de ouvir nas palavras do nosso treinador Sérgio Carvalho, diz-nos tu, por favor, o que te levou  a aceitar representar as nossas cores no campeonato nacional?

O que me levou a aceitar o convite para jogar no Sta Luzia foi o projeto para a próxima época; o leque de jogadoras que estão e das que se juntarão à equipa, mas o fator que mais contribuiu foi o Sérgio Carvalho ser o treinador. Uma vez que já tinha sido atleta dele e gostei de trabalhar com ele, este era um desejo dos dois já desde a época que terminou, e estou muito feliz que finalmente se tenha concretizado.

Sendo tu uma jogadora que lutou durante anos para que o dia da criação do campeonato nacional de futsal feminino surgisse, como podes tu descrever o crescente aumento de qualidade e de competitividade do mesmo?

É com muita satisfação que vejo o futsal feminino a ganhar cada vez mais força e lugar de destaque no desporto nacional. A criação do campeonato nacional é exemplo disso e consequentemente este trouxe maior competitividade. Verifico também que a qualidade do futsal praticado pelas equipas tem vindo a melhorar, contudo, na minha opinião não é generalizado, ainda há equipas que trabalham mal e pouco e resultado disso acabam por desistir ou nem querem subir à 1ª divisão. A qualidade pode ser vista de duas formas: 
- qualidade de uma equipa que a nível técnico - táctico trabalham muito bem, têm disciplina, organização, boa leitura de jogo, etc; --- ou equipas que têm qualidade mas a nível individual, vivem do rendimento de uma ou duas atletas que fazem a diferença, mas que não deixa de ser qualidade.
No que diz respeito às gerações mais novas que ascendem às seniores temos vindo a assistir, felizmente, a um leque de jogadoras com muito boa qualidade. A razão da formação é mesmo esta: formar atletas para mais tarde fazerem parte das seniores. Penso que os clubes têm apostado na contratação de pessoas com conhecimentos e formação e estes dois fatores, e não só, fazem com que a qualidade das gerações mais novas tenha vindo a aumentar.

Acompanhaste o ano passado o desempenho da nossa equipa e estiveste, até, muito próximo de entrar no nosso projecto. Quais, na tua opinião, são as principais características da nossa equipa?

O Santa luzia é uma equipa relativamente nova, é uma equipa que não estava habituada a um campeonato tão competitivo como encontrou a época passada. Acompanhei alguns jogos e posso dizer que o Sta luzia superou as expetativas, para quem pensava que iriam ser "massacradas" porque vinham de um campeonato menos competitivo enganaram-se, é uma equipa lutadora e que nunca baixa os braços. Por outro lado revelou imaturidade e isto, talvez, fruto da equipa ser muito jovem. Penso que a época que terminou serviu para aprender. 

És uma fixo muito segura. Os teus apoios ofensivos são, porventura, dos mais pensados a nível nacional e garante da estabilidade do teu jogo. A tua leitura de jogo é constante e o teu comando do mesmo é uma marca do teu perfil. O que te perguntamos é em que medida achas que o teu jogo vem ajudar a equipa?

O meu jogo passa sobretudo pela comunicação, e isto sempre aprendi desde tenra idade que é muito importante para a equipa, pela leitura de jogo quer nas ações ofensivas e defensivas. Essencialmente espero trazer à equipa mais maturidade, mais tranquilidade e melhorar a tomada de decisões. Não estou à espera de só ensinar ou ajudar, como sempre, estarei disposta a aprender e ouvir as mais novas, pois tenho a certeza que terão sempre alguma coisa para ensinar.

Como já tivemos oportunidade de perguntar a outras colegas tuas, também tu, certamente, tens objectivos pessoais para atingir. Podes adiantar-nos quais são as tuas metas?

A nível pessoal espero, e trabalharei para tal, estar bem física e emotivamente, pois para mim uma complementa a outra. Quero estar bem fisicamente para poder dar resposta ás exigências deste campeonato; por outro lado estando eu bem física e emotivamente a equipa também beneficia com isso na medida em que maior qualidade terá a equipa.

Já fizeste parte de planteis muito competitivos. Este ano vieste integrar o nosso, que será o mais forte e completo, de sempre, da história do Santa Luzia. Inclusive já jogaste com algumas das jogadoras que o vão constituir.
Como perspectivas tu o desempenho do Santa na próxima edição do campeonato?

Face às jogadoras que o Santa Luzia terá na próxima época, penso que iremos lutar para sermos campeãs. Teremos uma equipa constituída por jogadoras jovens e mais maduras que terão, e porque conheço-as todas, muita vontade, entrega, espírito de equipa e sacrifício e depois a nível individual teremos jogadoras que desequilibram muito, mas acima de tudo penso que o que ressaltará será o trabalho coletivo.

Sem comentários: